Mauro Penido propõe entrega de remédios da rede pública na casa de pacientes

O vereador Mauro Penido (PPS) apresentou, na sessão desta terça-feira (30), projeto de lei que prevê a entrega de remédios de distribuição gratuita na casa de pacientes com deficiência, idosos, com mobilidade reduzida ou com doenças crônicas, desde que sejam usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A ideia, segundo ele, é diminuir as filas das farmácias públicas e oferecer comodidade aos moradores de Valinhos.

 

Mauro Penido explica que o medicamento seria encaminhado à residência dos pacientes, em quantidade e dose certa, para tratamento de uso contínuo, após consulta e devida prescrição médica. Segundo ele, o projeto não trará custos ao município, já que poderiam ser utilizados os próprios veículos da municipalidade para a realização das entregas ou a Prefeitura poderia fazer convênio com instituições públicas ou privadas que realizam entrega de remédios.

 

“Vários municípios do Brasil possuem o programa Remédio em Casa, como a cidade de Blumenau (SC). Lá o programa funciona regularmente e com ótimos resultados desde o ano de 2018 e hoje conta com mais de 150 pacientes que recebem regularmente os medicamentos sem nenhum problema”, afirma o vereador.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.