Kiko Beloni sugere diretrizes para a Política Municipal de Alimentação Escolar e Combate à Obesidade

 

O vereador Kiko Beloni (PSB) apresentou projeto de lei sugerindo diretrizes para a Política Municipal de Alimentação Escolar e Combate à Obesidade, em Valinhos. O objetivo, segundo ele, é nortear ações públicas de alimentação com foco na diminuição da obesidade infantil. O projeto traça metas, objetivos, normas e princípios que deverão ser seguidos para a implantação de uma política municipal de incentivo à alimentação saudável.

 

Entre as diretrizes elencadas no projeto estão o acesso à alimentação de qualidade, com preferência para alimentos in natura; e o apoio à agricultura, especialmente a de natureza associativa e familiar. De acordo com o projeto, a política municipal deverá ter como objetivos fazer avaliação periódica das crianças e adolescentes, com medição de peso, altura e circunferência abdominal; incentivar a prática de atividades físicas; incorporar o tema “Alimentação Saudável” no projeto político pedagógico; estimular práticas agrícolas sustentáveis;  incentivar o consumo de alimentos naturais e frescos; promover oficinas culinárias nas escolas e incentivar os profissionais a participarem de cursos de capacitação.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador destaca estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que revela que uma a cada dez crianças no mundo são obesas. No Brasil, conforme dados revelados pelo vereador com base em informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 6,7 milhões de crianças têm problemas com a obesidade.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.