Vereadores pedem esforços do prefeito para manter a antiga Rigesa no município

 

Duas moções aprovadas por unanimidade pelos vereadores na sessão desta terça-feira (3) pedem empenho do prefeito Orestes Previtale (PMDB) para evitar o fechamento da empresa WestRock, antiga Rigesa, no município. A fábrica anunciou que vai interromper suas atividades na cidade e será transferida para Porto Feliz, o que, segundo os vereadores Kiko Beloni (PSB), Mauro Penido (PPS) e César Rocha (Rede) poderá gerar queda de arrecadação de impostos e fechamento de vagas de trabalho.

 

O comunicado divulgado pela WestRock afirma que o fim das atividades está previsto para o segundo trimestre de 2019. Ainda segundo a empresa, o fechamento está relacionado à falta de condições que permitam o crescimento sustentável da unidade para atender o mercado crescente da região. “Contribuem para esta condição a estrutura e os layouts antigos, além da localização: a unidade está inserida no centro da cidade”, informou.

 

Em discurso na tribuna, o vereador Kiko Beloni disse que ficou triste com a notícia, já que, assim como muitos valinhenses, trabalhou na empresa. “Valinhos e Rigesa cresceram juntas. Muitas pessoas que contribuíram para o crescimento da nossa cidade vieram para cá atraídas pelo trabalho oferecido pela empresa”, afirmou.

 

O vereador Mauro Penido (PPS) disse entender a complexidade da questão envolvendo a empresa, mas pediu empenho maior do Poder Executivo. Segundo ele, a empresa faz parte da história de Valinhos. “São mais ou menos R$ 10 milhões até o fim do ano de ICMS [arrecadação de impostos], 4 mil empregos indiretos, 500 empregos diretos. Tem uma quantidade enorme de empresas pequenas que são terceirizadas , quarteirizadas [que prestam serviços para a Rigesa]”, destacou.

 

Para evitar a fuga de empresas e atrair investimentos para o município, o vereador Alécio Cau (PDT) defendeu a adoção de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico. Ele lembrou que, na semana passada, apresentou projeto de lei junto com o vereador Giba (PMDB), propondo a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, em Valinhos. “Nós sabemos que tudo isso não é reflexo exclusivo do que está acontecendo no País nos últimos anos ou durante esta Administração, mas é fruto de um descaso de sucessivas administrações que não olharam para o setor industrial como deveriam (...) É o momento de fazermos essa discussão, também, durante a revisão do Plano Diretor”, ressaltou.

 

Para o vereador Aguiar (PSDB), o fechamento da Rigesa é consequência da falta de planejamento de Valinhos para o futuro. “Valinhos não foi projetada, não pensou no futuro, pensou de forma imediatista (...) Hoje estamos pagando o preço de uma semente plantada lá atrás (...) Agora é pensar no futuro, pensar em segurar outras empresas e criar atrativos”, defendeu.

 

O vereador Edson Secafim (PP) cobrou a criação de um Polo Logístico em Valinhos. “Louveira arrecada ICMS de toda a produção de Valinhos. Nós precisamos criar artifícios junto às empresas para dar oportunidades (...) Tem que conversar e trazer novas empresas”, ressaltou.

 

As duas moções apresentadas foram aprovadas e encaminhadas ao prefeito Orestes Previtale (PMDB).