Projeto aprovado institui programa de sustentabilidade ambiental nas escolas municipais

 

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (19) projeto de lei do vereador Edson Secafim (PP), que institui nas escolas municipais de Valinhos o Programa de Sustentabilidade Ambiental. Segundo ele, o objetivo da proposta é conscientizar a comunidade escolar sobre os problemas ambientais da cidade, especialmente aqueles da região onde a escola está localizada.

 

De acordo com o projeto aprovado, o foco do programa será a identificação de questões envolvendo áreas verdes, poluição do ar, adensamento populacional, saneamento básico, proteção do solo e da água, políticas de urbanização, proteção da fauna e da flora, entre outros assuntos.

 

Para o vereador Edson Secafim, o projeto é uma oportunidade para engajar toda a sociedade na proteção do meio ambiente. “Os alunos podem levar a informação para casa e trazer uma cooperação dos pais, mostrando a importância de termos uma qualidade de vida melhor e uma condição ambiental sustentável”, discursou.

 

O vereador Mayr (PV) afirmou que o projeto está em sintonia com o momento atual. “O mundo está passando por transformações imensas: terremotos, enchentes, furacões, em razão do clima que está sendo alterado (...) Nós sabemos que, levando educação para crianças, adolescentes e também para o pessoal da Educação de Jovens e Adultos, eles vão levar para frente uma série de questões. São agentes multiplicadores”, disse.

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PMDB).