Moção que pede gratuidade aos idosos no estacionamento regulamentado é aprovada

 

Foi aprovada na sessão desta terça-feira (6) moção de apoio do vereador Giba (PMDB) ao prefeito Orestes Previtale (PMDB), para que o estacionamento regulamentado seja gratuito aos idosos, nas vagas que são demarcadas. No documento, o vereador argumenta que o benefício seria uma “questão social”, já que as condições financeiras da maioria das pessoas idosas é complicada.

 

“Nós sabemos que é nesse momento que o idoso precisa mais da sua renda”, afirmou o vereador, ressaltando os gastos com remédios e outras despesas que comprometem o orçamento. Ele disse ainda que o número de vagas regulamentadas para estacionamento de idosos é pequena, e que, portanto, não haverá forte impacto nas receitas do município.

 

A vereadora Dalva Berto (PMDB), que é líder de Governo na Câmara, também se posicionou favorável à gratuidade. “Acho justo que [esse pedido] seja atendido (...) Para muitos idosos, o lazer é ir ao centro da cidade, parar seu carro, dar uma volta no comércio, tomar um café. Eles fazem isso quase que diariamente”, disse.

 

Em discurso, o vereador Mauro Penido (PPS) lembrou a indicação que apresentou no mês passado, pedindo a gratuidade do estacionamento a todas as pessoas aos sábados, como forma de incentivar o comércio local. “A gente poderia ampliar essa moção, para que todo mundo também pudesse ir aos sábados visitar as lojas, fazer compras”, discursou.

 

O vereador Rodrigo Fagnani Popó (PSDB) destacou que qualquer alteração no sistema do estacionamento regulamentado pode ser feita por meio de discussão com a empresa que opera os parquímetros, já que existe um contrato firmado com a Administração. “Seria feita uma reformulação no contrato para que não houvesse a cobrança dessa tarifa (...) Com um pouco de esforço e entendimento de ambas as partes, pode-se fazer a liberação da tarifa para os idosos”, afirmou.

 

A moção foi aprovada e encaminhada ao prefeito Orestes Previtale.