Nova estrutura administrativa da Câmara corta cargos comissionados e aumenta número de concursados

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (15/12), a nova estrutura administrativa da Câmara proposta pelo presidente Rodrigo Toloi (PDT). O documento corta o número de cargos comissionados e aumenta o número de funcionários concursados. O preenchimento das vagas deverá ser feito por concurso público.

 

Antes mesmo da aprovação da nova estrutura, o presidente Rodrigo Toloi já havia iniciado o processo de readequação no quadro de servidores. Vinte funcionários comissionados foram exonerados da Câmara desde junho. Com a alteração aprovada em plenário, o número de cargos efetivos vai subir de 28 para 59, e os cargos comissionados vão diminuir de 105 para 58, sendo 51 assessores de vereadores e 7 diretores.

 

Segundo o presidente, a nova estrutura, montada por uma comissão de funcionários e com o apoio do CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal -buscou o equilíbrio entre os cargos efetivos e comissionados, conforme exigia apontamentos recebidos pela Câmara ao longo dos anos por parte de órgãos técnicos. “Assumi a presidência no início do ano disposto a reorganizar a Câmara. O dinheiro público tem de ser gerido com responsabilidade e nós temos o dever moral de atender aos anseios da população”, afirmou.

 

A nova estrutura deverá entrar em vigor dentro de 180 dias. O prazo é necessário para que seja providenciada a substituição dos servidores comissionados sem que haja prejuízo às atividades legislativas.