Diretor do INASE mostra que atendimentos na UPA superam em até 82% o previsto em contrato

 

O diretor de projetos do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (INASE), José Carlos Pitangueira Filho, ocupou a tribuna livre, na sessão de terça-feira (28/4), para apresentar dados referentes à administração da UPA 24 horas. De acordo com os números exibidos aos vereadores, os atendimentos na unidade superam em até 82% o previsto no contrato firmado entre a Prefeitura e o Instituto. Pacientes de outros municípios, como Campinas, Hortolândia e Sumaré, contribuem para a alta demanda de atendimentos.

 

A meta fixada em contrato é de 9 mil atendimentos por mês. No entanto, somente em março deste ano foram 16.428, número 82% maior. Segundo Pitangueira, mesmo com mais pacientes procurando os serviços, não há pagamento extra para o instituto e a UPA teve de se adequar para garantir atendimento de qualidade. "Se hoje a UPA de Valinhos é reconhecida como referência no atendimento, é porque ela conta com uma das melhores equipes de saúde do País", afirmou.

 

O diretor do INASE apontou que uma possível solução para resolver o problema da demanda de atendimentos seria fazer com que a UPA fosse considerada regional, o que, segundo ele, garantiria maior aporte de recursos.

 

Pitangueira também destacou a qualidade no atendimento oferecido aos pacientes. Enquanto a meta é que 95% dos casos sejam solucionados na própria UPA, o índice atual atinge 99,04%. As estatísticas mostram ainda que 97 de cada 100 pessoas que procuram a unidade saem satisfeitas. “Não faltam médicos e equipamentos (...) A UPA de Valinhos foi apontada pelo Ministério da Saúde como uma das melhores do Brasil”, discursou.

 

Após a apresentação, o diretor do INASE respondeu perguntas dos vereadores. Sobre o equilíbrio econômico-financeiro do instituto, questionado pelo vereador dr. Orestes Previtale (PMDB), Pitangueira disse que já acendeu o sinal amarelo e que todas as contas são transparentes. “Não existe nada que não esteja documentado”, acrescentou ao responder pergunta do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD).

 

Ao final da tribuna livre, o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), agradeceu a presença do diretor de projetos do INASE. “Nós vereadores temos a obrigação de cobrar melhorias em todas as áreas. Com muita responsabilidade, vamos continuar cobrando para que a saúde de nossa cidade seja a melhor”, finalizou.