Moção que solicita mais investimento federal na UPA é aprovada em plenário

 

Foi aprovada, na sessão de terça-feira (26/5), moção do vereador Israel Scupenaro (PMDB) que apoia o prefeito Clayton Machado (PSDB) na busca por maior aporte de recursos financeiros do Governo Federal na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Segundo o vereador, o governo repassa atualmente R$ 175 mil por mês.

 

Na moção, Scupenaro justifica a necessidade de mais investimento dizendo que hoje a UPA de Valinhos atende cerca de 400 pacientes por dia, sendo que uma parte desses atendimentos é de moradores de cidades vizinhas, como Campinas. Em visita à Câmara, no último dia 28 de abril, o diretor de projetos do INASE, José Carlos Pitangueira Filho, afirmou que os atendimentos em Valinhos superam em até 82% o previsto em contrato.

 

O vereador Giba (PDT) avaliou que, com mais recursos federais na UPA, a Prefeitura desembolsaria valor menor para pagamento do INASE – instituto que administra a unidade. “R$ 2,7 milhões é um valor que dá para custear a UPA. O valor repassado pelo Governo Federal é insuficiente”, opinou.

 

A atual crise orçamentária pela qual passa o Governo foi apontada por alguns vereadores como um entrave para a conquista de mais investimento federal na UPA. “Essa moção pede mais recursos, mas sabemos que a atual situação do País é preocupante”, pontuou o vereador Lorival Messias (PROS).

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) destacou que os cortes no orçamento do governo já têm reflexo nos municípios. “A UPA está com característica regional, atendendo outras cidades”, afirmou.

 

O vereador Dinho (PCdoB) enfatizou que, no que cabe à Prefeitura de Valinhos, os valores investidos na área da saúde estão acima do previsto em lei. “É praticamente impossível o Governo Federal mandar verbas na atual conjuntura. Teve cortes em todas as áreas”, disse.

 

A moção foi aprovada e encaminhada ao prefeito Clayton Machado (PSDB).