Moção defende que região do bairro Country Club permaneça como área residencial

 

A Câmara aprovou, na sessão de terça-feira, 4, moção apresentada pelo vereador Tunico (PMDB), pedindo ao prefeito Clayton Machado (PSDB) que a região do bairro Country Club não sofra alterações com o novo Plano Diretor, que está sendo elaborado pela Prefeitura. Segundo o vereador, caso seja permitida a instalação de mais indústrias no bairro, os moradores terão que conviver com a degradação ambiental e urbanística da região.

 

Tunico destacou que algumas empresas já foram construídas no bairro, desrespeitando o zoneamento atual. Em agosto, a presidente da Associação de Moradores do bairro, Maria Anézia Agiroli, afirmou, na tribuna livre da Câmara, que a instalação de indústrias em áreas não autorizadas tem colocado em risco a população.

 

O vereador Tunico disse que a transformação de ruas em corredores industriais ou comerciais pode trazer “consequências desagradáveis” aos moradores. Ele citou como exemplo a possível desapropriação de terrenos para o alargamento de ruas e avenidas. 

 

O vereador Giba (PDT) afirmou que a Associação de Moradores está bem organizada e sabe aonde quer chegar. “Acredito que sairão vitoriosos desse processo, que é complexo, mas não é impossível”, discursou.

 

O vereador Dinho (PCdoB) defendeu que os moradores devem levar ao Poder Público o modelo ideal para o lugar onde vivem. Sobre a instalação de indústrias no bairro, ele lembrou que já existe área aprovada no bairro Capivari para a instalação de indústrias, mas que o espaço ainda não é utilizado.

 

O vereador Edson Batista (PSDB) disse que está preocupado com a instalação de empresas supostamente irregulares no Country Club. “Fiz requerimento questionando o trabalho de fiscais de obras para fiscalizar obras na região (...) Isso me preocupa muito. São obras que sequer têm placas”, frisou.

 

Para o vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), “o desenvolvimento é inevitável, mas é possível segurar determinados itens”. Ele sugeriu que a Associação se organize e participe do processo de zoneamento junto à Secretaria de Desenvolvimento.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), disse que a Câmara está de portas abertas para receber os moradores, e que a moção aprovada representa a posição do Legislativo.

 

Por sua vez, o líder do Governo, vereador Rodrigo Fangani “Popó” (PSDB), também se colocou à disposição dos moradores do Country Club.

 

Os vereadores dr. Pedro Damiano (PR), Paulo Montero (Solidariedade) Israel Scupenaro (PMDB), Henrique Conti (PV) e Veiga (DEM) também discursaram sobre o assunto.