Popó pede ao Congresso urgência na tramitação de projetos que garantem inclusão das pessoas com deficiência

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) apresentou moção, na sessão de terça-feira (4/11), solicitando ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que coloque em regime de tramitação urgente projetos relacionados à audiodescrição e a eventos acessíveis. Os projetos têm como objetivo garantir a inclusão das pessoas com deficiência.

 

No documento, Popó afirma que diversos projetos de lei estão tramitando na Câmara dos Deputados, e tratam da utilização simultânea de recursos de acessibilidade nos eventos artísticos, culturais, na TV e no cinema. São recursos como audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais. “É direito de todos os cidadãos o acesso à cultura”, afirmou o vereador.

 

Popó destacou ainda que é preciso “caminhar cada vez mais em direção a uma sociedade inclusiva e avançada”. “Acredito que a audiodescrição é um recurso fundamental para a aquisição de informação, conhecimento e entretenimento por parte daqueles que a utilizam. E quanto maior a oferta, maiores serão as possibilidades para que as pessoas estejam cada vez mais incluídas cultural e socialmente”, completou.

 

A moção foi aprovada pelos vereadores e encaminhada à Câmara dos Deputados.