Plenário comemora composição do Conselho em Defesa dos Animais

Grupo de trabalho e discussão voltado à causa animal é antiga luta da Câmara

 

A escolha dos membros que vão compor o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais foi comemorada pelos vereadores na sessão desta terça-feira (15/4). O Conselho foi instituído por lei em 2012, no entanto suas atividades só começam a funcionar a partir de agora.  Para o vereador Israel Scupenaro (PMDB), essa é uma conquista da Câmara, que cobrou durante meses a composição do Conselho.

 

Scupenaro é autor do voto de louvor e reconhecimento pela escolha dos membros que vão cuidar da proteção e defesa dos animais.  Segundo ele, a partir de agora, será possível inovar e mudar a cara da cidade no que se refere ao assunto. “Só quem já se deparou com um animal em estado de abandono ou maus tratos e teve a sensibilidade de não ignorar, sabe de fato, a importância da criação e da composição do Conselho”, afirmou.

 

O vereador César Rocha (PV) disse que o Conselho vai contribuir muito para a cidade. “Na lista de prioridades de governantes, os animais correspondem à letra Z”, disse. Para ele, é preciso deixar claro que o Conselho vai cuidar da proteção dos animais e não dos humanos. “O Centro de Controle de Zoonoses se preocupa com doenças que prejudicam o homem”, observou.

 

Em discurso, César também disse que, em breve, haverá castração em massa no município graças a uma verba de R$ 80 mil conquistada por ele.

 

O vereador Rodrigo Popó (PSDB) afirmou que apresentou indicação para melhorar o funcionamento do Conselho, sugerindo a desvinculação do órgão junto à Secretaria da Saúde para que ele seja ligado à Secretaria de Meio Ambiente. Segundo ele, o pedido foi acatado pelo prefeito Clayton Machado e será discutido pelos conselheiros.