Teste do coraçãozinho em recém-nascidos passa a ser obrigatório em Valinhos

Projeto do vereador dr. Pedro Damiano foi sancionado pelo prefeito; exame aumenta chances de tratamento da cardiopatia congênita

 

A partir de agora, o exame de oximetria, popularmente conhecido como teste do coraçãozinho, faz parte da lista de exames obrigatórios a serem realizados em recém nascidos. O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, sancionou, nesta quarta-feira (15/05), projeto de lei que torna o teste obrigatório em todos os hospitais e maternidades instalados na cidade. A proposta foi iniciativa do vereador e médico dr. Pedro Damiano (PR).

De acordo com a Lei 4.847/2013, o exame será realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. Segundo o vereador dr. Pedro Damiano,o exame detecta a ocorrência de cardiopatia congênita que, diagnosticada precocemente, aumenta as chances de tratamento.

O vereador explicou que o exame verifica a quantidade de oxigênio presente no sangue dos recém-nascidos.  “Caso haja alteração, são realizados outros exames cardiológicos, aprofundando-se a pesquisa, a definição do problema e a determinação de uma solução”, explicou.

Para ele, o “teste do coraçãozinho” proporciona uma despesa baixa se comparada aos gastos posteriores, como, por exemplo, na verificação de problemas cardíacos em idade mais avançada. “A lei é um trunfo para medicina preventiva”, completou.