Pedro Damiano propõe que “teste do coraçãozinho” seja obrigatório em recém-nascidos

 

O vereador Dr. Pedro Damiano (PR) apresentou, na sessão desta terça-feira (5/02), projeto de lei que obriga os estabelecimentos médicos públicos e particulares a realizarem o exame de oximetria, conhecido popularmente como “teste do coraçãozinho”. O exame detecta a ocorrência de cardiopatia congênita, que diagnosticada precocemente, aumenta as chances de tratamento.

Segundo o vereador, no “teste do coraçãozinho” é verificada a quantidade de oxigênio presente no sangue dos recém-nascidos.  De acordo com ele, caso haja alteração, são realizados outros exames cardiológicos, aprofundando-se a pesquisa, a definição do problema e a determinação de solução.

O equipamento utilizado para o exame custa, em média, R$ 6 mil reais e tem vida útil com prazo indeterminado, se bem utilizado.

“O exame do “teste do coraçãozinho”, proporciona uma despesa ínfima se comparada aos gastos posteriores, com a verificação de problemas cardíacos em idade mais avançadas, que torna os tratamentos mais dispendiosos e nem sempre eficazes”, explicou.

De acordo com o projeto de lei, oexame de oximetria deverá integrar o rol de exames obrigatórios, a serem realizados nos recém-nascidos em todos os hospitais e maternidades instalados no Município.
O projeto foi encaminhado para as Comissões para elaboração de parecer.