Projeto do vereador Edson Batista proíbe uso de celulares nas agências bancárias

Objetivo é inibir roubos na saída dos bancos

 

Começou a tramitar na Câmara projeto de lei, de autoria do vereador Edson Batista (PSDB), que proíbe uso de celulares e rádios comunicadores nas agências bancárias da cidade. O projeto foi apresentado na sessão desta terça-feira (9/04). Segundo o vereador, a ideia é evitar que criminosos assaltem correntistas com o golpe da “saidinha de banco”.

Edson Batista justificou que mais de 120 cidades brasileiras possuem lei semelhante, e as ocorrências desse tipo de crime sofreram forte redução. “Já sabemos que bandidos ficam no interior das agências observando o comportamento das vítimas para, depois, comunicar seus comparsas que estão do lado de fora. Essa comunicação ocorre pelo celular”, explicou.

De acordo com o projeto, os bancos deverão colocar cartazes com a informação de que o uso de celulares na agência é proibido. Os estabelecimentos que desobedecerem à lei estarão sujeitos à multa e, em caso de reincidência, podem ter as atividades suspensas.

O projeto de lei vai ser analisado pelas comissões permanentes da Câmara e, após a elaboração de parecer, será colocado para discussão e votação no plenário.