Projeto que obriga iluminação pública com LED em novos loteamentos está na pauta da sessão

 

Os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira (12) projeto de lei que obriga os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários que forem implantados em Valinhos a instalar iluminação pública com lâmpadas de LED. O objetivo, segundo os autores da proposta, vereadores Henrique Conti e Mayr (ambos PV), é garantir uma iluminação mais eficiente, já que essas lâmpadas duram mais e gastam menos energia.

 

No projeto, os vereadores afirmam que a iluminação de LED não emite radiação Infravermelha e nem Ultravioleta, o que evita danos à pele, às plantas e também a objetos ou produtos expostos, como roupas, sapatos, móveis e obras de arte. Eles ressaltam ainda que o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não sendo necessário, portanto, um descarte especial, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes.

 

Outro projeto que deve ser discutido na sessão é o que pretende obrigar a empresa do transporte coletivo de Valinhos a instalar placas informativas sobre as linhas, horários e itinerários dos ônibus municipais nos pontos de parada. O texto é de autoria do vereador César Rocha (Rede).

 

Também está na pauta o projeto de lei do vereador André Amaral (PSDB), que torna obrigatória a publicação da lista de espera por vagas nas creches do município. A intenção do vereador é garantir aos pais o acesso à informação e, consequentemente, o acompanhamento da fila.

 

Os vereadores devem votar ainda o projeto de lei do vereador e presidente da Câmara, Israel Scupenaro (PMDB), que declara a Associação das Bandas Jovens de Valinhos como entidade de utilidade pública. Segundo o vereador, todas as ações das Bandas Jovens de Valinhos visam a ocupar o tempo dos jovens, inserindo-os no mundo artístico, musical, esportivo e em ações de voluntariado.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida no site www.camaravalinhos.sp.gov.br (link Ordem do Dia).

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 4 da NET) ou pelo site, no link TV Câmara.