Giba sugere semana de prevenção e combate à microcefalia

 

O vereador Giba (PMDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (17), projeto de lei que cria em Valinhos a “Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia”. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção, os diagnósticos, os tratamentos disponíveis e a necessidade de acompanhamento médico, principalmente com relação às mulheres grávidas. Nos últimos meses, o Brasil teve aumento nos casos de microcefalia associados à infecção pelo vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

 

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores comparados as de outras crianças da mesma idade e sexo. Normalmente, a má formação é observada ainda durante a gestação. O diagnóstico precoce possibilita o início imediato do tratamento, o que melhora a qualidade de vida e o desenvolvimento do paciente.

 

O Ministério da Saúde definiu como critério para notificação casos em que o perímetro da cabeça do recém-nascido é menor ou igual a 33 centímetros. A média normal é de 34 a 37 centímetros. As gestantes são orientadas a manter as consultas de pré-natal com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.

 

Caso o projeto vire lei, a semana de conscientização será realizada anualmente, sempre na semana do dia 18 de outubro.