Plano para gerenciamento de resíduos da construção é aprovado na Câmara

 

Após a apresentação de pedidos de vista que adiaram a discussão do projeto de lei que cria o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, o projeto foi finalmente aprovado na Câmara, na sessão de terça-feira (20/10). O texto pretende melhorar a limpeza urbana, reduzir a poluição ambiental e regulamentar as responsabilidades dos transportadores e dos geradores de resíduos.

 

O projeto prevê a criação de uma rede pública de pontos de entrega para resíduos da construção, além de ações voltadas à educação ambiental de moradores, transportadores e instituições sociais.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) destacou a importância do projeto e disse que é preciso conscientizar a população sobre a destinação dos materiais de construção. “Muitos ainda desconhecem o valor que o material tem. Nem sempre a população dá a destinação correta”, afirmou.

 

Na semana passada, a Prefeitura anunciou a instalação na cidade de uma usina de reciclagem de materiais da construção que proporcionará a Valinhos, Vinhedo, Louveira e parte de Campinas um destino mais próximo ao descarte de resíduos, que atualmente são destinados para Paulínia, Americana, Hortolândia ou Várzea Paulista.

 

O vereador Dinho (PCdoB) enfatizou que o projeto e a usina são importantes não só do ponto de vista ambiental, mas também financeiro, já que pode trazer reflexos positivos no custo das caçambas. “Hoje a população, quando vai fazer uma reforma, acaba pagando alto pela caçamba. A tendência é pagar menos, porque haverá uma usina aqui na cidade”, explicou.

 

O projeto segue agora para sanção do prefeito Clayton Machado (PSDB).