Moção aprovada pelos vereadores propõe que operação cata-bagulho seja feita quinzenalmente

 

Os vereadores discutiram e aprovaram por unanimidade nesta terça-feira (6) moção de apoio ao prefeito Orestes Previtale (MDB), propondo que a cada 15 dias sejam retirados todo e qualquer tipo de material descartado nos espaços públicos do município, como móveis, eletrodomésticos e entulhos. A moção foi apresentada pelo vereador Giba (MDB).

 

Em discurso, Giba defendeu a necessidade de um recolhimento mais frequente do lixo descartado pela população. “Deveria haver uma rotina no recolhimento desse material. Nós sabemos que não fica tão barato, mas a população nos cobra esse tipo de serviço. Em algumas cidades, as pessoas ligam e solicitam o recolhimento”, disse.

 

O vereador ressaltou que caso não seja possível realizar a coleta quinzenalmente, que seja verificada a possibilidade de se fazer pelo menos uma vez por mês. “O importante é ser feito com regularidade. Isso vai diminuir questões relacionadas à saúde pública”, afirmou.

 

Segundo o vereador Alécio Cau (PDT), a retirada de lixo pela Prefeitura vai gerar custos, mas a economia na área da saúde pública será evidente. “A gente corre os bairros e sempre tem reclamação de entulho, restos de móveis (...) A ideia vai gerar uma despesa a mais, mas tenho certeza de que vai gerar economia em outras ações. Gasta-se na prevenção, mas gasta-se menos na saúde pública”, afirmou.

 

Para o vereador Edson Secafim (Progressistas), a solução para acabar com o descarte de lixo nas ruas é a construção de ecopontos na cidade. “Nós fizemos uma ação no Vale Verde e recolhemos 1.200 quilos de lixo, como camas e armários, e a população teve que levar os móveis para um ecoponto em Campinas (...) É uma situação bastante complicada”, discursou.

 

O vereador Mauro Penido (PPS), por sua vez, cobrou maior fiscalização e sugeriu parcerias com a iniciativa privada para encontrar soluções adequadas. “O secretário de Desenvolvimento Econômico pode ir atrás de empresários e fazer parcerias. Qualquer coisa que o prefeito fizer nesse sentido nós vamos aplaudir”, completou.

 

A moção foi encaminhada ao prefeito Orestes Previtale.