Presidente Paulo Montero solicita recursos para implantação de usina de material orgânico para RMC

Por meio de uma moção de apelo ao presidente da Assembléia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB), e demais autoridades, o presidente da Câmara de Valinhos, vereador Paulo Montero (PMDB), solicitou verbas estaduais para instalação de uma usina de material orgânico, em Valinhos, que possa atender os agricultores das cidades da Região Metropolitana de Campinas.

De acordo com o presidente, por meio desta atividade, muitos agricultores serão beneficiados com o uso de adubos produzidos pela usina. “O meio ambiente também será preservado, graças às etapas de processamento da usina, cada qual com benefícios diretos à natureza”, explicou Montero.

A moção, também, será encaminhada ao Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, e ao Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas.

Projeto
A compostagem é um processo de decomposição biológica da matéria orgânica presente no lixo, por meio da ação de microorganismos existentes nos resíduos, em condições adequadas de aeração (processo de renovação do ar de um ambiente; ventilação), umidade e temperatura. O resultado desse processo é o composto orgânico. Uma tonelada (1.000 Kg) de lixo doméstico rende cerca de 500 Kg de composto orgânico.

Numa 1ª etapa, o lixo é transportado até uma mesa, na qual se realiza a separação manual de plásticos, papéis, tecidos, vidros e metais. Esses materiais são vendidos para indústrias de reciclagem ou oficinas de reutilização.

Na 2ª etapa, o que restou da primeira separação é levado para o separador magnético. Por meio de um eletroímã, objetos de ferro e aço são retirados nessa etapa.

Na 3ª etapa, o lixo restante segue para a câmara de fermentação aeróbica, um local fechado onde correntes de ar revolvem os dejetos. Parte da energia liberada nesse processo se converte em calor, atingindo a temperatura de 70º C, o que provoca a morte da maioria dos microrganismos patogênicos que se desenvolvem no lixo.

Na 4ª e última etapa, após a fermentação, a mistura é peneirada nesta máquina. Os pedaços maiores (pedras, galhos) ficam retidos e levados para um aterro sanitário. A porção que passou pela peneira é o composto orgânico cru. Este composto passa pela cura: fica ao ar livre por cerca de 60 dias. Depois, pode ser usado em hortas, jardins e pomares.