Paulo Montero propõe usina para reciclagem de lixo orgânico

Compostagem do lixo daria origem a adubo, que pode ser utilizado por produtores rurais

 

O vereador Paulo Montero (PMDB) propôs ao prefeito Clayton Machado a construção de usina para reciclagem de lixo orgânico, em Valinhos. Adubo produzido por meio da compostagem do lixo seria utilizado por produtores rurais da cidade. Projeto foi incluído em moção de Apoio, apresentada nesta terça-feira (2/04), para o desenvolvimento da atividade agrícola e socioambiental do município.

De acordo com o vereador, a Prefeitura poderia buscar recursos junto aos Governos Federal e Estadual para implantação do projeto. “É dever das autoridades públicas, da população e das indústrias participarem da remoção e do destino final dosresíduos sólidos”, afirmou o vereador, destacando que existem convênios que facilitam a obtenção de recursos para esse fim.

Montero disse que a Prefeitura também pode firmar acordo com empresas locais para a confecção de um folheto informativo. A proposta é orientar a população de como fazer para separar o lixo doméstico para as usinas de reciclagem e compostagem.

Na moção, o vereador pede, ainda, que seja implantado o Programa de Educação Fiscal aos produtores de Valinhos. O objetivo, segundo ele, seria a criação de um sistema de cadastramento do produtor rural, para que o mesmo possa obter benefícios junto ao Poder Público Municipal. “Entre eles, a autorização para receber o adubo orgânico produzido pela usina”, destacou.

O vereador completou que com a produção de adubo orgânico e com a conscientização do agricultor, a Prefeitura aumentará a arrecadação de impostos. “Isso será revertido em benefícios para a própria população”, concluiu.

A moção de apoio será discutida e votada na próxima sessão, dia 9.