Programa “Estrada para Cidadania” é lançado na Câmara

Presidente Lorival adiantou que tem projeto para estreitar relação do Legislativo com escolas

 

O programa “Estrada para Cidadania”, desenvolvido por meio de parceria entre as Secretarias de Educação, Transporte e Trânsito, Meio Ambiente e a empresa CCR Autoban, foi oficialmente lançado na Câmara de Valinhos, nesta terça-feira (9/04). O evento teve a participação de alunos, professores, coordenadores pedagógicos e autoridades do município. Os “agentes mirins do trânsito”, como são chamadas as crianças que participam do programa, deram demonstrações de cidadania e encantaram a plateia.
 
O “Estrada para a Cidadania” é um programa socioeducativo desenvolvido há 12 anos em cidades da região do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. O objetivo é formar cidadãos, disseminando informações e valores que incluem o respeito à vida, a educação para o trânsito e a preservação ao meio ambiente. O programa é destinado a estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
 
Para o secretário de Transporte e Trânsito, José Almeida Sobrinho, o “Estrada para Cidadania” transmite às crianças condições para um comportamento adequado no trânsito. Ele ressaltou que se sente satisfeito e orgulhoso por dar início a mais uma etapa do programa. Danilo Sorroce, secretário de Educação, acrescentou dizendo que sua pasta estará sempre presente em ações para formar e educar cidadãos.
 
O prefeito Clayton Machado, por sua vez, aconselhou os alunos a serem “agentes multiplicadores” e que “levem o conhecimento que têm para dentro de sua casa, para seus parentes e amigos”.
 
 
Escola e Legislativo juntos
 
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, destacou que trabalhos como esse, de educação para o trânsito, são responsáveis pela construção da sociedade. “Essas crianças estarão ao lado de seus pais, orientando sobre normas de trânsito”, exemplificou. O presidente parabenizou os profissionais da educação pelo trabalho desenvolvido e enfatizou que a Câmara estará sempre à disposição no que diz respeito à cessão de espaço para realização de eventos que promovem a cidadania.
 
Os profissionais e as autoridades gostaram da ideia, apresentada por Lorival, de estreitar a relação entre o Poder Legislativo e as escolas do município. “Tenho um projeto para levar a Câmara à escola, visitando e trazendo alunos para conhecerem a Casa de Leis, o processo legislativo e as normas que regem nossa cidade”, detalhou.
 
Animados com o evento e com o compromisso assumido pelas autoridades para continuidade do programa, os agentes mirins se posicionaram e entoaram o grito de guerra: “Olelê, olalá, agentes mirins preparados para ajudar”.