Nascido em Valinhos no dia 30 de outubro de 1964, no Bairro do Jardim Jurema, Scupenaro é filho de Benedito Scupenaro e Maria Folgate Scupenaro. Hoje é morador do Bairro Parque das Colinas, casado com Rita de Cássia Carradori Scupenaro e Pai de Lucas Fernando Scupenaro e Vanessa de Cássia Scupenaro.

Ingressou no trabalho aos 12 anos de idade e por 24 anos trabalhou em uma empresa metalúrgica, onde conquistou o respeito e a amizade de muitas pessoas.

É formado em Gestão Empreendedora pela Faculdade Paulista (UNIP), em Inspetor Técnico pela Escola Arquimedes, em Mecânico de Manutenção pelo SENAI e tem curso em Manutenção Produtiva Total (TPM) pelo instituto IMAM de São Paulo.

É cristão e membro da Igreja do Evangelho Quadrangular há mais de 20 anos, formado em Teologia Básica pelo Instituto Teológico Quadrangular, onde é Auxiliar de Pastor, atuando como Professor de Estudos Bíblicos, Músico, Presidente do Ministério de Louvor local e regional, Presidente do GMH (Grupo Missionário de Homens) local e regional e Obreiro Credenciado.

Como candidato a vereador pelo PDT em 2004, alcançou 966 votos, sendo o décimo candidato mais votado; em 2008, já pelo PMDB (agora MDB), obteve 1197 votos, sendo eleito pela primeira vez. Ao assumir a vereança em 2009, Scupenaro tomou a decisão mais importante de sua vida, se desligando da empresa na qual trabalhava há mais de 23 anos a fim de cumprir o compromisso assumido com a população de Valinhos, de ser um vereador em tempo integral, 100% disponível para a cidade.

Em 2012, o crescimento no eleitorado continuou, obtendo 1352 votos, sendo o quarto mais bem votado na cidade; e agora, em 2016, alcançou a expressiva marca de 1418 votos, a maior tanto em números de votos quanto em percentual.

Entre 2017 e 2018, Scupenaro teve o grande desafio de estar a frente do Poder Legislativo como Presidente da Câmara Municipal, tendo a missão de servir além dos mais de 120 mil habitantes do município, os vereadores e funcionários da casa do povo.