Vereadores fazem reivindicações ao Ministro da Agricultura

Aproveitando a visita do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, à Festa do Figo no início da noite da última terça-feira, dia 25, os vereadores Lourival  Messias de Oliveira (PT), Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB) e o vereador Henrique Conti (PV), para fazer algumas reivindicações em nome dos agricultores valinhenses.
O primeiro a falar foi o vereador Lourival que ao se dirigir ao Ministro Wagner Alves, solicitou a ele intervenção num problema que se arrasta a anos na região agrícola de Valinhos e que acarreta inúmeros problemas aos agricultores no tocante ao escoamento da safra. Lourival se referia a duas pontes danificadas e interditadas, uma no bairro Capivari e outra na divisa com Campinas. “Há muitos anos estas pontes estão interditadas e os agricultores precisam usar outros caminhos para escoar a safra. Gostaria Ministro que essas reivindicações fossem estudadas com carinho e que o Ministério da Agricultura pudesse providenciar a reconstrução dessas pontes”, disse.
Na sequência falou o vereador Antonio Soares Gomes Filho (PMDB), que agradeceu a presença do Ministro Wagner Rossi e também dos agricultores presentes. Tunico pediu ao Ministro mais apoio à agricultura valinhense que tem seu lastro na agricultura familiar e também destacou a importância do campo para a sobrevivência da cidade. “Se um dia a cidade acabar, o campo sobrevive. Mas se o campo acabar a cidade não sobrevive”, afirmou.
O vereador Henrique Conti (PT), cobrou do Ministro melhores condições para que os agricultores possam ter acesso ao seguro rural, bem como que seja destinado para Valinhos um percentual dos mais de R$ 400 milhões destinados este ano ao seguro rural. “Nossos agricultores precisam do seguro rural, os problemas com situações climáticas atingem nossa fruticultura todos os anos”, disse. 
Outra situação que Conti pediu a intervenção do Ministro foi em relação à outorga da água, que obriga todos os proprietários de terra a requererem um documento de licenciamento do uso da água: a outorga d’água.  Com este documento os agricultores passam a ter o direito do uso da água. Segundo Conti, os custos para fazer a outorga d’água são altos, e muitas pessoas desistem por conta da grande burocracia e quantidade de documentos exigidos.  
Sem a outorga d’água os agricultores ficam impedidos de terem acesso a crédito e ao próprio seguro rural. “É imprescindível que esta questão possa ser revista, pois em nossa cidade temos muitos agricultores que não estão conseguindo isso, especialmente os meeiros ou arrendatários que não são proprietários da terra”, finalizou.
Antes das reivindicações serem feitas pelo vereador Conti, o  presidente da Associação Agrícola de Valinhos, Pedro Pellegrini, também falando em nome do presidente do Sindicato Rural, Adilson Roncaglia, havia entregue ao Ministro Wagner Rossi um documento fazendo algumas reivindicações, dentre elas a destinação de no mínimo 10% do valor total do Seguro Rural da ordem de R$ 400 milhões para Valinhos, bem como chamava a atenção também para o problema da outorga da água. Para Pellegrini, esses dois problemas precisam de uma solução.
O Ministro Wagner Rossi veio à Festa do Figo atendendo convite do Prefeito Marcos José da Silva (PMDB), de quem é amigo e foi o próprio prefeito, juntamente com o vice-prefeito Moysés A. Moysés, que também preside a Comissão Organizadora da Festa do Figo,  que recepcionou o Ministro em sua chegada à Valinhos.
Também estiveram presentes a primeira dama Adriana Di Nardo Silva;  deputado Federal , Guilherme Campos; o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior,  que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas; e os vereadores Egivan Lobo Correia (PDT) e José Aparecido Aguiar (PMDB).