Projeto aprovado prevê socorristas para garantir lazer seguro no CLT

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 5, projeto de lei que prevê a disponibilização de profissionais socorristas para ficarem de plantão no CLT – Centro de Lazer do Trabalhador. O objetivo é garantir um lazer seguro para o público que busca o espaço para fazer corridas, caminhadas e demais atividades físicas. A proposta é de autoria do vereador Gabriel Bueno (MDB).

 

O vereador explica que a medida visa salvar vidas, prevenir e minimizar o tempo de atendimento de primeiros socorros a quem, eventualmente, precisar de ajuda médica. “Só neste ano, já tivemos dois afogamentos na lagoa. Um socorrista de plantão lá garantiria um atendimento mais rápido (...) É uma lei simples, de fácil implantação, que vai garantir maior segurança durante a prática de atividades físicas e de lazer no nosso CLT”, destacou Gabriel.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Exames médicos

 

Também foi aprovado na sessão projeto dos vereadores Franklin (PSDB) e Simone Bellini (Republicanos), que tem o objetivo de permitir sempre um acompanhante para as mulheres que forem fazer exames médicos mamários, genitais e retais, independente do sexo ou gênero da pessoa que realizar o exame.

 

Caso a lei seja sancionada pela prefeita Capitã Lucimara, ela valerá mesmo quando os exames forem realizados em ambulatórios e internações, incluindo trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como durante estudos de diagnóstico como transvaginal, ultrassonografias ou teste urodinâmico.