Projeto aprovado prevê incentivo ao futebol feminino em Valinhos

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 19, projeto de lei que estabelece as diretrizes para a criação de uma Política Municipal de Incentivo ao Futebol Feminino em Valinhos. O objetivo é engajar o poder público em ações que possam estimular mulheres que gostam de futebol a praticarem o esporte. A proposta é de autoria dos vereadores Franklin (PSDB) e Tunico (União).

 

O projeto abrange ações de incentivo para o futebol de campo, futebol de salão (futsal), futebol society, futevôlei e futebol de areia.

 

Entre as metas que deverão ser seguidas pela política de incentivo está incluir o esporte na rede municipal de ensino, nos projetos desenvolvidos pela prefeitura em parques municipais e nos eventos e campeonatos dos quais o poder público entra como patrocinador.

 

O projeto agora segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Campeonato Gospel

 

Durante a sessão, também foi aprovado projeto de lei que cria o Campeonato de Futsal Gospel, em Valinhos, a ser realizado sempre no mês de março. A proposta é de autoria do vereador Fábio Damasceno (Republicanos).

 

O texto diz que a organização do evento ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes.

 

 

LGBTfobia

 

O projeto apresentado pelo vereador Marcelo Yoshida (PT), que pretendia inserir no Calendário Oficial de Eventos de Valinhos o dia 17 de maio como o Dia Municipal de Luta contra a LGBTfobia, foi rejeitado. Apenas o vereador votou favorável ao texto, alegando a necessidade de promover ações de conscientização, sensibilização e respeito à diversidade sexual e combate à sua discriminação.

 

Entre os argumentos utilizados por vereadores contrários estava que o posicionamento seguia em linha com o desejo de seus eleitores.