Câmara entrega dois Títulos de Cidadãos Honorários

Em Sessão Solene que acontece neste sábado, dia 19, a partir das 10h30, a Câmara Municipal irá proceder a entrega dos Títulos de Cidadãos Honorários ao empresário Eduardo da Rocha Azevedo e ao economista Sérgio Luís Coutinho Nogueira.

A Cerimônia será presidida pelo vereador Paulo Montero (PMDB) e contará com a presença de políticos, familiares e amigos dos dois homenageados.

A indicação do Título para Eduardo da Rocha Azevedo partiu dos vereadores Clayton Roberto Machado (PSDB) e José Henrique Conti (PV), já a do economista Sérgio Luís Coutinho Nogueira é de autoria de Clayton Machado.

Para Clayton, a concessão dos dois títulos de cidadão reconhece publicamente a importância desses dois homens de negócios, que estão ligados diretamente ao progresso e ao desenvolvimento de Valinhos, especialmente, no caso de Eduardo, em relação ao abastecimento de água de Valinhos, quando cedeu a captação de água da lagoa de sua fazenda, a Santana dos Cuiabanos.

Eduardo da Rocha Azevedo é filho de Augusto da Rocha Azevedo e Maria Antonieta Castro Prado da Rocha Azevedo. É empresário, foi um dos fundadores da Faculdade de Campinas (FACAMP)  e já presidiu a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Idealizador e fundador da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), da qual foi presidente entre 1986 e 1987. Atualmente é dono da Convenção, uma das cinco maiores corretoras da BM&F.

A vida de Eduardo está intrinsecamente ligada à cidade de Valinhos. Seus laços com essa região remontam à Fazenda Espírito Santo, do bisavô materno Antonio Castro Prado, onde o bem sucedido fazendeiro e comerciante, no fim do século XIX, deu a partida para suas plantações de café e a aquisição de inúmeras terras ao seu redor. Na Fazenda Santana,  herdada pelo avô materno Cid Castro Prado, Eduardo teve, em sua infância e juventude, um intenso contato com as tradições de uma família com sólidas raízes e elos atávicos em Valinhos.

Filho de José Bonifácio Coutinho Nogueira e Maria Thereza Coutinho Nogueira, Sérgio Luís Coutinho Nogueira trilhou o caminho do pai, fundador da EPTV Campinas e da Usina Ester. Além disso, seu pai, quando Secretário da Agricultura no Governo Carvalho Pinto, implantou em Valinhos a primeira Reforma Agrária do país.

Sérgio é economista, publicitário, Acionista da EPTV  e Conselheiro da Usina Açucareira Ester S/A. Presidiu a Sociedade de Produtores de Açúcar e Álcool – Sopral e o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (1990/1996) e diretor da Usina Açucareira Ester S/A. Além disso, foi também Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas, diretor da FIESP e conselheiro do SESI.

Amante do esporte, foi diretor-técnico do Clube BM&F, que sagrou-se Campeão Brasileiro de Atletismo de 2002 a 2010 e também dirigente da União Esportiva Funilense, pelo qual foi Campeão Brasileiro de Atletismo de 1993 a 2001. Sérgio foi presidente da Federação Paulista de Atletismo (1990/2000). Também é presidente da Editora Multiesportes.