Projeto aprovado prevê terapias naturais na rede de saúde

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Alécio Cau discursando durante a sessão ordinária. Ele usa uma máscara na cor branca como medida de prevenção ao coronavírus.

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (5) projeto de lei do vereador Alécio Cau (PDT), que inclui as terapias naturais no atendimento de saúde municipal de Valinhos. O objetivo é integrar práticas como acupuntura, musicoterapia e homeopatia ao serviço das Unidades Básicas de Saúde, hospitais municipais e Centro de Apoio Psicossocial. A proposta também prevê a disponibilização de medicamentos naturais para os pacientes atendidos nos postos de saúde.

 

Na mensagem que acompanha o projeto de lei, Alécio ressalta que as terapias já são parte da rede pública em diferentes regiões. “Diversos municípios aprovaram lei de implantação das terapias integrativas. Os estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso já possuem leis que absorvem em seu sistema de práticas integrativas e complementares a figura dos Terapeutas Naturalistas”, explica.

 

Em discurso na sessão, o vereador disse que o projeto é de extrema relevância, ainda mais nesse momento de pandemia. “Se nós tivermos uma população com melhor qualidade de vida, imunidade melhorada, com certeza isso será favorável no combate a essa pandemia”, afirmou.

 

Para ele, o projeto também vai ajudar profissionais da saúde. “Esse projeto, alinhado com a política nacional, também visa auxiliar os profissionais dessas áreas para que eles também possam, em parceria com a Prefeitura, oferecer esses serviços à população. Existe recurso para isso no Ministério da Saúde. O que o município precisa é ter sua legislação adequada e apropriada para receber esses recursos”, destacou.

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (DEM).