Presidente do DAEV explica aos vereadores o que ocorreu no sistema de abastecimento

Atendendo a convite dos vereadores, o presidente do Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV), engenheiro Rover José Rondinelli Ribeiro, esteve na Câmara, na última terça-feira (23/08), onde apresentou um relatório sobre o que provocou a interrupção no abastecimento de água da cidade nos últimos dias e que atingiu de 25% a 30% dos bairros da cidade.

Segundo Rover, a queda de um eucalipto nas proximidades da estação de captação de água do Rio Atibaia, no dia 10 de agosto, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica. “Por conta desse incidente ficamos uma hora e quarenta sem nenhuma captação e, com isso, deixamos de tratar um milhão de litros de água”, disse.

Ainda segundo Rover foram necessárias mais de oito horas de trabalho para a retirada do eucalipto e o restabelecimento total da energia elétrica. “Trabalhamos apenas com 50% de nossa capacidade de adução e com isso deixamos de tratar 3,9 milhões de litros. Ao todo, deixamos de tratar quase 5 milhões de litros somente em um dia”, explicou.

Outro incidente narrado pelo presidente do DAEV que prejudicou a captação de água foi um incêndio ocorrido no dia 14 de agosto, numa fazenda próxima à captação de água do Rio Atibaia, quando a energia foi desligada. “Neste dia ficamos duas horas sem energia e deixamos de tratar 1,4 milhões de litros de água”, disse.

O período de estiagem e o inverno quente fizeram com que o consumo de água no município,  nos últimos 45 dias, ficasse 13% acima do normal, de acordo com Rover. “Agora tudo esta normal”, finalizou.

Após sua explanação, os vereadores começaram a questioná-lo sobre o ocorrido. Alguns quiseram saber se o sistema de abastecimento de água do município está no seu limite. Rover disse que está, pois a demanda está aumentando e que é preciso dar início às obras para a segunda fase de captação de água do Atibaia. Segundo ele, o prazo limite da primeira etapa venceu em 2005 e que o atual sistema ainda agüenta de três a quatro anos. De modo geral, as explicações oferecidas por Rover satisfizeram os vereadores.