Projeto do vereador Alécio Cau institui Programa Bicicleta Brasil em Valinhos

O vereador Alécio Cau (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (4), projeto de lei que institui em Valinhos o Programa Bicicleta Brasil, para incentivar o uso desse meio de transporte no município. O texto traz diretrizes, objetivos e ações que vão nortear a implementação do programa na cidade.

 

Entre as diretrizes do Programa Bicicleta Brasil estão a criação de uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários, a redução na emissão de poluentes, a melhoria da qualidade de vida da população e a inclusão de espaços para bicicletas nas ações de planejamento do governo municipal.

 

O objetivo, conforme explica o vereador Alécio Cau, é promover a integração das bicicletas com o sistema de transporte coletivo; realizar campanhas de divulgação sobre os benefícios do uso desse meio de transporte; implantar políticas de educação para o trânsito, de modo a garantir a boa convivência entre motoristas, ciclistas e pedestres; e estimular a implantação de rotas regionais seguras para o uso da bicicleta para turismo e lazer.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.