Câmara homenageia voluntários na quinta, 08/11

A Câmara homenageia na quinta-feira, 8, às 19h  cinco cidadãos com o título Voluntários do Ano. Serão agraciados por seus trabalhos voluntários Anjulumar Araújo Silva (Professor Marquinhos da Capoeira), Gisele Juliana Scheffer Mantovan, Lilian Sante Maria, Marcos Antonio Granado e Maria Inês Travaglini Credidio. Os nomes foram escolhidos por sorteio após indicações dos vereadores.

 

Anjulumar Araújo Silva, conhecido como Marquinhos da Capoeira, foi indicado pelo presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro. Desde 1998, o servidor público dá aulas voluntariamente da luta afro-brasileira para crianças nos bairros do Bom Retiro, Jardim Maracanã, Morada do Sol e Jardim Pinheiros. O seu projeto social, o Ministério de Capoeira Missões, já atraiu centenas de crianças, que recebem atenção e orientações para a vida. Para Marquinhos, a ação social é uma verdadeira missão de vida.

 

Gisele Juliana Scheffer Mantovan, a Gi Scheffer, foi indicada à honraria pelo vereador Giba. A empresária e mãe de três filhos iniciou em 2012 o projeto “Faça Uma Criança Sorrir”. Na ação, durante o mês de outubro, ela promove apresentações, distribui balas e doces e coleciona abraços. Só neste ano foram cerca de 1500 crianças alcançadas e 100 kg de balas e doces distribuídos em creches do município e na EMEB Jerônimo Alves Correia. Gisele também realiza desde 2016 a Caminhada de Natal, com crianças no centro da cidade.

 

A professora e técnica de ginástica artística Lilian Sante Maria foi indicada pelo vereador Kiko Beloni. Desde 2015, a profissional de educação treina voluntariamente crianças em Valinhos. Trabalhando em um espaço cedido pela prefeitura com equipamentos doados, Lilian transmite, junto com o com o conhecimento do esporte, disciplina e valores para as crianças.

 

Marcos Antonio Granado foi indicado pela vereadora Dalva Berto. O empresário fundou em 2012 o grupo de ajuda mútua Amigos de Cristo, que presta apoio a ex-usuários de drogas e seus familiares. Além de atuar no grupo, Marcos dá palestras, presta apoio a moradores de rua e usuários de drogas e os encaminha para casas de recuperação parceiras. O objetivo é ajudar as pessoas a se encaixarem na sociedade e a levarem uma vida mais plena.

 

Maria Inês Travaglini Credidio foi indicada à honraria pelo vereador Veiga. Ela faz parte da comunidade da Paróquia São José de Anchieta, onde ajuda em eventos e na Pastoral da Saúde e na catequese. Desde 2010, a pedagoga e profissional de educação física coordena a comunidade católica São Judas Tadeu, que fica no Condomínio Clube de Campo. Além de organizar missas, Maria Inês se ocupa em zelar pela ordem da capela, cuidar dos materiais litúrgicos e até organizar reformas.

 

A entrega das homenagens faz parte da Semana Municipal do Voluntário “Antonio Montero Filho”, instituída pela lei 4.462, de autoria do então vereador Paulo Roberto Montero. A semana tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o trabalho de voluntários em entidades assistenciais, escolas, creches, hospitais, entre outros locais.

 

A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo) e pelo site www.camaravalinhos.sp.gov.br, no link TV Câmara. A entrada é aberta ao público.