Campanha “Abril Marrom” é aprovada pelos vereadores

 

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (5) o projeto de lei do vereador César Rocha (Rede) que institui a campanha “Abril Marrom”, para prevenir e conscientizar a população sobre as doenças que podem levar à cegueira. Caso seja sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (PMDB), a campanha passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador César Rocha destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para evitar casos graves. “Algumas doenças são descobertas quando já estão em estágio bastante avançado e de difícil regressão. Um exemplo é o glaucoma, a maior causa de cegueira do mundo”, afirma.

 

Outro projeto que estava na pauta, também de autoria do vereador César Rocha, é o que assegura à Guarda Civil Municipal de Valinhos usar o termo “Polícia Municipal” para identificação das viaturas e bases da corporação. O texto foi retirado da pauta após a apresentação de pedido de vista pela vereadora Dalva Berto (PMDB).

 

Além do orçamento municipal de 2018 e do Plano Plurianual 2018-2021, os vereadores também aprovaram cinco projetos de denominação de logradouros públicos. Entre eles o que denomina “Prefeito Doutor Vitório Humberto Antoniazzi” a EMEB do bairro Parque Portugal, de autoria dos vereadores Mayr (PV), Henrique Conti (PV), Mauro Penido (PPS) e Kiko Beloni (PSB), e o que denomina “Mafaldo Barchese” a ponte da Rua Justo Luiz Pereira da Silva, que passa sobre o Córrego Samambaia, no bairro Capuava.