Movimento Surdo de Valinhos promoverá seminário na Câmara no dia 22

#PraCegoVer: foto ilustrativa mostra o desenho de duas pessoas fazendo apresentação para o público, sendo uma delas um intérprete de Libras.

 

O Movimento Surdo de Valinhos, com o apoio da Câmara e da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), promoverá no dia 22 de abril, sábado, das 13h às 17h30, o I Seminário do Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais. A data, que é comemorada em 24 de abril, foi inserida no Calendário Oficial do Município por meio de lei de autoria do vereador Kiko Beloni (PSB).

 

De acordo com uma das organizadoras do evento, Mirian Santos, o objetivo do seminário é promover a troca de experiências de vida e de conhecimentos entre os surdos, suas famílias, amigos, profissionais e estudantes, fazendo com que eles se aproximem e conheçam a Língua Brasileira de Sinais.

 

Na programação do dia estão palestras com a Dra. Regina Maria de Souza, que vai falar sobre a LIBRAS e suas implicações na esfera política, educacional e social; com a professora Shirley Vilhalva, que é surda e vai abordar questões envolvendo os surdos e os seus relacionamentos familiares, escolares e sociais; e com a líder do Movimento Surdo de Valinhos, Lucinéia de Souza, que vai falar sobre sua história de vida, dificuldades e momentos de superação.

Além das palestras, haverá debate e a execução dos Hinos Municipal e Nacional em LIBRAS.

 

Para que seja feito um controle da quantidade de pessoas que vão prestigiar o evento, a organização pede que seja feita uma inscrição prévia pelo e-mail movimentosurdo.valinhos@gmail.com, com o envio do nome, endereço, celular, RG, data de nascimento e a informação se a pessoa é surda ou ouvinte.

 

Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.