Clayton não comparece à comissão que investiga supostas irregularidades no contrato com o INASE

 

O prefeito Clayton Machado (PSDB), que seria ouvido pela Comissão Processante que investiga supostas irregularidades no contrato do município com a empresa INASE (responsável pela administração da UPA 24 Horas), não compareceu à reunião marcada para esta quinta-feira, às 18h. Ao todo, três pessoas foram ouvidas pela comissão durante a fase de oitivas, entre elas a secretária de Saúde, Rita Longo.

 

A denúncia que originou a abertura da comissão processante foi apresentada pela ex-conselheira da saúde, Vera Lúcia Soveral da Silveira, e se baseia na edição de decretos que permitiram a intervenção da Secretaria da Saúde no contrato firmado com o INASE. Segundo a denunciante, a intervenção só poderia ocorrer com autorização legislativa, já que teria criado ônus ao município.

 

De acordo com o relator da comissão, vereador Giba (PMDB), o prefeito Clayton indicou quatro pessoas que iriam prestar esclarecimentos em sua defesa. No entanto, apenas duas compareceram: Rita Longo na segunda-feira (6) e Jair Brigo, ex-diretor de finanças da Prefeitura, na quarta-feira (7). A denunciante, Vera Lúcia Soveral, foi ouvida na quinta-feira (8).

 

A partir de agora, será aberto prazo de cinco dias para que o prefeito tenha acesso ao processo e apresente suas alegações finais. O prazo passa a contar a partir da intimação. Terminada essa fase, a comissão parte para o relatório final, que deverá ser submetido ao plenário em sessão extraordinária, ainda sem data para ocorrer.

 

Fazem parte da comissão processante os vereadores dr. Pedro Damiano (presidente), Giba (PMDB), que é o relator; e Israel Scupenaro (PMDB).