Câmara tem renovação de 53%; Nove novos vereadores tomarão posse em 2017

 

Nove novos vereadores tomarão posse na Câmara de Valinhos no dia 1º de janeiro do ano que vem. Dois deles já tiveram mandato na Câmara em outras legislaturas: Mauro Penido (PPS) e Dalva Berto (PMDB). Ambos, inclusive, chegaram a ocupar a presidência do Legislativo. Completam a lista dos novos vereadores Edson Secafim (PP), que foi o mais votado; Luiz Mayr (PV); Roberson Salame (PMDB); André Amaral (PSDB); Franklin Duarte (PSDB); Alécio Cau (PDT) e Mônica Morandi (PDT).

 

Das 17 vagas colocadas em disputa, oito serão ocupadas por parlamentares que foram reeleitos: Veiga (DEM), Scupenaro (PMDB), Toloi (DEM), Giba (PMDB), Henrique Conti (PV), Rodrigo Fagnani Popó (PSDB), Kiko Beloni (PSB) e César Rocha (Rede). Henrique Conti parte para o quinto mandato consecutivo; Scupenaro para o terceiro; e os demais vão para o segundo mandato.

 

As eleições foram marcadas pelo alto percentual de abstenções, que atingiu 20,64%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Dr. Orestes Previtale (PMDB), vereador mais votado da atual legislatura, foi eleito prefeito com 40,29% dos votos válidos e terá como vice a ex-vereadora Laís Helena (PMDB), primeira mulher vereadora e agora vice-prefeita na cidade.

 

De todos os partidos que conseguiram eleger vereadores para os próximos quatro anos, apenas o PP e o PPS não fazem parte da atual legislatura. No ano que vem, eles serão representados por Edson Secafim (PP) e Mauro Penido (PPS).

 

A maior bancada da Câmara ficou com o PMDB, do partido do prefeito eleito, que terá quatro vereadores. Em seguida vem o PSDB, com três. O PSD e o PROS, que juntos tinham três vereadores no Legislativo, não serão mais representados.

 

A posse dos vereadores eleitos e do prefeito ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 10h, em sessão solene presidida pelo vereador mais votado dentre os presentes. Em seguida, os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora e o presidente que administrará a Câmara nos anos de 2017 e 2018.