Giba propõe divulgar em pontos de venda de cigarros que existe atendimento médico gratuito para parar de fumar

 

O vereador Giba (PDT) é autor do projeto de lei que propõe divulgar nos pontos de venda de cigarros que o atendimento médico para quem quiser parar de fumar é gratuito no SUS (Sistema Único de Saúde). A informação seria impressa em cartazes com letras de fácil visualização e leitura. O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

 

De acordo com a proposta, os cartazes seriam fixados em qualquer lugar onde é feita a venda de produtos derivados do tabaco. A intenção é informar os fumantes de que é possível buscar auxílio com os profissionais da rede de saúde mais próxima. Segundo o vereador, o serviço oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, inclui apoio psicológico, terapias com medicamentos, além de atendimentos educativos e terapêuticos.

 

No projeto, o vereador destaca dados que indicam a morte de 200 mil pessoas por ano no Brasil, vítimas do fumo. O tabagismo favorece o acidente vascular cerebral, infarto e diversos tipos de cânceres.