Projeto aprovado na Câmara prevê auxílio financeiro para desempregados de Valinhos

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (10/11), projeto do Poder Executivo que prevê a concessão de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500 para os desempregados de Valinhos. A medida, segundo o prefeito Clayton Machado (PSDB), pretende enfrentar a crise econômica nacional e reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

 

De acordo com o projeto, o auxílio poderá ser pago a até 100 trabalhadores, que serão selecionados pelo município com base em critérios sociais. Só poderão receber a bolsa as pessoas que estão desempregadas há mais de 1 ano e que não recebam seguro-desemprego ou qualquer outro benefício assistencial semelhante. O interessado também deverá morar há pelo menos 2 anos em Valinhos.

 

Além do auxílio financeiro mensal, será fornecida cesta básica aos beneficiários, que deverão cumprir uma jornada semanal de atividades, com a prestação de serviços de interesse da comunidade e participação em curso de qualificação profissional.

 

Do total de vagas disponíveis, 2% serão destinadas a egressos do sistema prisional e 3% para pessoas com deficiência.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) elogiou o projeto. “É um trabalho de capacitação para pessoas em grau de vulnerabilidade (...) Ela vai aprender um ofício”, afirmou.

 

O vereador Giba (PDT) também apoiou a proposta. “É um projeto bom para a população, para aqueles que realmente mais precisam”, disse. “São alternativas para vencer a crise”, completou o vereador Dinho (PCdoB).

 

O projeto depende agora da sanção do prefeito Clayton Machado (PSDB) para virar lei.