Vereadores aprovam moção pedindo melhorias no transporte público intermunicipal

 

Os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira (14/4), moção apresentada pelo vereador Lorival Messias (PROS), pedindo melhorias no transporte urbano entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas. No documento, o vereador pede à Artesp (agência responsável pela regulação dos serviços de transporte) e à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) a criação do Bilhete Único Regional, a melhoria na qualidade dos serviços e a fiscalização dos horários e dos locais de parada dos ônibus.

 

Lorival destacou que o serviço de transporte é bastante utilizado na região por moradores que se deslocam entre as cidades para compras, lazer e trabalho. Ele ressaltou que são quase 3 milhões de pessoas se locomovendo entre os municípios e que as reclamações são constantes. Segundo o vereador, há queixas sobre o valor da passagem, o descumprimento de horários e itinerários, os abusos de velocidade, frenagens bruscas e o desrespeito aos idosos e às pessoas com deficiência.

 

Os vereadores Tunico (PMDB) e Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) também cobraram melhorias e destacaram que a integração por meio do Bilhete Único é esperada pela população. O vereador Léo Godói (PT) avalia que o benefício pode tirar os carros das ruas. “A implantação do Bilhete em São Paulo trouxe resultados positivos. (...) Acredito que poderia incentivar a população a utilizar mais o transporte público”, disse.

 

Sobre as condições gerais do transporte, Rodrigo Popó apresentou requerimento no mês passado no qual uma usuária do transporte público relata o desrespeito aos horários, aos passageiros e as más condições dos ônibus que fazem a linha 727 da EMTU. “Não há um só dia que, entre nós que usamos esse serviço, a conversa não seja o desrespeito, o descumprimento de horários e a falta de preparo dos motoristas e da própria empresa”, informa a munícipe.