Lei obriga descontaminação de areia em espaço de lazer infantil

 

Foi publicada na Imprensa Oficial desta sexta-feira, 7, a lei de iniciativa do vereador Henrique Conti (PV), que obriga os estabelecimentos privados de Valinhos a providenciar o tratamento para descontaminação de tanques de areia utilizados por crianças. De acordo com a lei, o tratamento deverá ser feito periodicamente para combate de fungos, bactérias e verminoses em geral.

 

Conti explicou que as bactérias estão presentes por todo o lado e que algumas delas causam doenças graves. “Não temos como viver completamente livre de bactérias. Porém, temos como minimizar os riscos”, afirmou. Para evitar a contaminação em crianças que usam tanques de areia em praças e parques, a lei obriga a coleta trimestral da areia para análise em laboratório.

 

O texto determina ainda que os espaços com areia deverão conter placas afirmando que a área foi tratada de acordo com a lei. A data de validade do tratamento também deverá ficar exposta. Caso a legislação não seja respeitada, o responsável será notificado e a área pode até mesmo ser interditada.