Projeto do vereador dr. Orestes obriga realização do teste do quadril em recém-nascidos

 

O vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade) apresentou, na sessão desta terça-feira (19/08), projeto de lei que obriga as maternidades de Valinhos a realizar o exame conhecido como ‘teste do quadril’ em todos os recém-nascidos. Segundo o vereador, o exame analisa se a criança possui problemas nas articulações, suspeita de instabilidade ou luxação do quadril.

 

O exame já é realizado em maternidades da cidade. No entanto, dr. Orestes afirmou que é preciso regulamentar o tema. Ele disse que a realização do exame é simples e não necessita de aparelhos, podendo ser feita até mesmo na sala do parto. “O exame diagnostica, por meio de flexões das perninhas da criança, a estabilidade do quadril, mostrando se há luxação”, explicou o vereador.

 

O projeto que prevê que o resultado do exame deverá ser anotado no prontuário médico inicial do bebê. Na suspeita de instabilidade ou luxação do quadril, o bebê deverá ser encaminhado ao ortopedista pediátrico nos primeiros dias de vida para tratamento especializado.

 

De acordo com dr. Orestes, o ‘teste do quadril’ já é obrigado por lei em cidades como Curitiba (PR), Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP).