Mochila escolar pesada é alvo de projeto do vereador Henrique Conti

 

O peso exagerado nas mochilas escolares pode estar com os dias contados. Para evitar que as crianças sofram com danos musculares ou outros problemas relacionados ao excesso de peso nas costas, o vereador Henrique Conti (PV) apresentou projeto de lei estabelecendo um limite de peso que pode ser carregado nas mochilas. A proposta foi apresentada na sessão desta terça-feira (4/02). 

 

De acordo com o projeto, o peso máximo do material escolar pode variar de acordo com a idade do aluno. Caso a proposta seja aprovada, uma criança de até 10 anos, por exemplo, não poderá carregar mochila que pese mais do que 10% do seu peso. As escolas, por meio dos coordenadores, serão responsáveis por definir quais materiais serão transportados a cada dia.

“O material muito pesado leva a criança a fazer um esforço além do que ela poderia suportar, e isso pode trazer transtornos como estresse muscular e dores”, justificou o vereador Henrique Conti.

Na proposta, que abrange tanto as escolas públicas quanto as particulares, consta que o peso excedente deverá ficar na escola. A guarda dos objetos não poderá ser cobrada.

O projeto foi encaminhado à Comissão de Justiça e Redação e ainda não tem data definida para ser votado.