O vereador dr. André Melchert (União) apresentou, na sessão desta terça-feira, 10, projeto de lei que propõe instituir o dia 6 de outubro como o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Paralisia Cerebral. O objetivo é envolver o poder público e a sociedade civil em ações que possam desmistificar a patologia, com intervenções precoces, acesso a tratamentos e inserção social das pessoas com paralisia.
Na mensagem que acompanha o projeto, o vereador afirma que existem mais de 17 milhões de pessoas no mundo com paralisia cerebral. “Através de ações em prol da data, será possível haver a mobilização para a construção de políticas públicas mais eficientes para essa população, bem como educar /mobilizar a sociedade sobre o tema”, justifica o vereador.
Dr. André explica que o tratamento para pessoas com paralisia cerebral requer a atuação de uma equipe interdisciplinar com especialistas profissionais da saúde, como fisiatra, ortopedista, neurologista, pediatra, oftalmologista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional com integração sensorial, psicólogo, educador físico, nutricionista, assistente social, psicomotrista, entre outros.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.
Dr. André Melchert é suplente do vereador Veiga e está na Câmara após pedido de afastamento de Veiga pelo período de 4 de outubro a 3 de novembro.