Os vereadores Marcelo Yoshida (PT), Gabriel Bueno (MDB) e Alécio Cau (PSB) apresentaram, na sessão desta terça-feira, 11, projeto de lei que cria em Valinhos o Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana. Esse projeto já foi protocolado em outras ocasiões na Câmara, mas acabou sendo rejeitado pelo plenário. Dessa vez, a proposta já conta com a autoria de 5 vereadores. Roberson Salame (PSD) e Vagner Alves (Republicanos) pediram para assinar o documento em conjunto durante a sessão.
Na mensagem que acompanha o projeto, os vereadores afirmam que as religiões de matriz africana são expressões de fé, cultura e resistência e que fazem parte da história e da identidade do Brasil. “Essas religiões contribuem para a diversidade, a riqueza e a beleza do nosso patrimônio cultural, além de promoverem a solidariedade, a tolerância e a paz entre os povos”, explicam.
Mesmo com essas características, os vereadores dizem que ainda há muito preconceito. “Eles ainda sofrem com o preconceito, a discriminação e a violência por parte de setores intolerantes da sociedade, que não respeitam a liberdade de crença e a pluralidade religiosa, garantidas pela Constituição Federal”, completam.
Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito Franklin (PL), a data será comemorada anualmente em 21 de janeiro, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não há data definida para ser votado.