O vereador Fábio Damasceno (Republicanos) solicitou, em uma moção aprovada na sessão desta terça-feira, 26, que a prefeitura elabore um programa para acolhimento humanitário de imigrantes que se refugiam em Valinhos. Durante a sessão, membros da ACOVIDAS (Acolhimento Sem Fronteiras) estiveram no plenário e receberam homenagem pelo trabalho que desenvolvem no município com pessoas de diversas nacionalidades, como haitianos, cubanos, africanos e venezuelanos.
De acordo com o vereador, a ACOVIDAS encontra dificuldades por ainda não ter registro como Organização Não-Governamental e isso a impede de receber doações, por exemplo, da FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos). “Eles pleiteiam apoio do Executivo para a criação de um centro de imigrantes, para que possa expandir seus trabalhos, tendo como público-alvo pessoas imigrantes, em situação de refúgio, apátridas, bem como suas famílias, residentes ou em trânsito na cidade, independentemente de sua nacionalidade, situação imigratória e documental”, acrescentou Fábio Damasceno.
Na moção, o vereador também destaca o pedido para que a prefeitura dê espaço para manifestações culturais de povos imigrantes. “A ACOVIDAS espera também ter apoio e autorização da Secretaria da Cultura para promover e realizar em Valinhos uma Festa das Nações para que os atendidos mostrem sua cultura de danças e comidas típicas para população de Valinhos ter oportunidade de conhecer mais as diversas raças que vivem em nossa cidade”, explicou.
Ao longo da existência do projeto da ACOVIDAS, 30 famílias e mais de 120 pessoas, incluindo 50 crianças, já foram acolhidas.