Projeto que obriga instalação de detectores de metais nas escolas é aprovado em 1º discussão

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares. É possível ver também parte do público que acompanha a sessão.

 

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 6, em 1ª discussão, o projeto de lei que obriga a instalação de detectores de metais em todas as escolas municipais de Valinhos. A proposta é de autoria do vereador César Rocha (União) e teve dois votos contrários, um do vereador Marcelo Yoshida (PT) e outro do vereador André Amaral (PSD).

 

Em discurso, o vereador Marcelo justificou o voto contrário, dizendo que conversou com a comunidade escolar. “Eles entendem esse projeto como inadequado e ineficiente na prevenção à violência escolar. Seria muito mais importante que nós trabalhássemos com a ideia de que a educação e formação para a cultura da paz são muito mais efetivas e construtivas, para que tenhamos uma sociedade que não promova atos de violência”, discursou.

 

A mesma opinião teve o vereador André Amaral. “Tive a oportunidade de conversar com muitos professores, diretores de escola e pais de alunos, que entendem que a força da comunidade é fundamental para que possamos superar uma série de problemas, não atacando as consequências, mas prevenindo a partir do respeito ao próximo. Quero destacar, sobretudo, o investimento na formação dos pais para que eduquem seus filhos e compreendam as necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil e da adolescência. Um trabalho que pode ser feito em parceria com a escola”, destacou.

 

Autor do projeto, o vereador César Rocha afirmou que a proposta se trata de segurança pública e que não se pode “romantizar” o problema. “Estamos falando de segurança pública, vida, crianças. Também conversei com muitos pais de alunos. Vocês sabem o que entra na mochila das crianças? Soco inglês, canivete, arma de fogo que o pai deixa em casa, faca. Tudo isso já foi descoberto dentro de mochilas”, disse.

 

Como houve votos contrários ao projeto, ele passará por 2ª discussão do plenário na semana que vem.