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A História de Valinhos


O primeiro marco na história de Valinhos registra a concessão de uma sesmaria ao sesmeiro Alexandre Simões Vieira, no dia 2 de dezembro de 1732, que foi outorgada pelo presidente de São Paulo, Antônio Luiz de Távora, o conde de Sarzedas. Conta a história que Alexandre Simões Vieira abriu um caminho novo de Jundiaí aos Goiazes, tendo como paragem um ribeirão chamado Pinheiros.

O Pouso de Pinheiros é o primeiro marco oficial de uma área dentro do atual município de Valinhos e, conforme os historiadores, teve existência quase centenária. Segundo o professor Mário Pires, em seu livro “Valinhos: Tempo e Espaço”, a localização desse chamado Pouso de Pinheiros provavelmente é o atual bairro Capuava. No período em que a sesmaria foi outorgada, Campinas ainda era chamada de bairro de Mato Grosso das Campinas, pertencente ao município de Jundiaí. Em 1741, Francisco Barreto Leme, juntamente com sua família, fixa-se na região e dá início a um povoado. Em 1774, o então bairro de Jundiaí é elevado à categoria de Distrito e, em 16 de novembro de 1797, Campinas torna-se município.

A partir daí, não se sabe precisar quando foi fundada a vila de Valinhos. Porém, na área onde está localizado o município hoje, já naquele período, se constata o desenvolvimento através de grandes fazendas. A fazenda Dois Córregos, onde atualmente se localiza o bairro Dois Córregos, pertenceu ao Brigadeiro Luiz Antônio, tido como o homem mais rico da capitania, que chegou a possuir, só em Campinas, 16 engenhos de açúcar.

Outro dado importante sobre nossas origens aconteceu durante a epidemia de febre amarela que arrasou Campinas no ano de 1889. Segundo cálculos feitos pelos médicos da época, a população de Campinas, que era de 20 mil pessoas, foi reduzida a quatro mil. Não que a maioria tenha morrido, mas sim que as mesmas fugiam da cidade com medo da doença.

Foi em função da epidemia da febre amarela de 1889 que a Sexta Secção Eleitoral de Campinas foi transferida para Valinhos, pois muitos dos campineiros buscaram refúgio em Valinhos. Com isso, o futuro distrito de Valinhos começa a ser desenhado. No ano de 1893, o Diário Oficial do Estado do dia 1º de setembro publica, em sua página 7840, dentro do Expediente da Secretaria dos Negócios da Justiça, ato de criação do Distrito Policial de Valinhos.

O tráfego ferroviário pela Cia. Paulista de Estrada de Ferro de Jundiaí a Valinhos teve início em 28 de março de 1872. Com a precariedade das estradas, as cargas eram transportadas no lombo de mulas e burros. Com o tempo, os trens passaram a ter grande importância, servindo inicialmente para o transporte das sacas de café em grãos, com destino ao Porto de Santos.

Conforme relato do historiador Benedito Otávio, em 1907, ao inaugurar-se a Cia. Paulista, o tráfego ainda era pequeno na Vila de Valinhos, crescendo após a lei de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão. Com a abolição, havia falta de mão-de-obra e os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar em 1888, dando um novo impulso na agricultura.

As inúmeras fazendas cafeeiras, que proliferavam em toda região, motivaram a construção da ferrovia. Em 28 de maio de 1896, a pequena, mas próspera Vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz, que utiliza as mesmas divisas do Distrito Policial, criado em 1893, para definir os limites do novo distrito.

Se Valinhos teve projeção nacional e, por que não, internacional, isso se deve a seu principal produto agrícola, o figo roxo, introduzido em terras valinhenses pelo imigrante italiano Lino Busatto, no ano de 1901. A partir de 1910, o figo já é produzido em escala comercial, o que torna Valinhos conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.


Aspectos Geográficos


Valinhos está localizada estrategicamente na Região Metropolitana de Campinas (composta por 20 cidades) e no Estado de São Paulo (645 municípios). O município possui pouco mais de 118 mil habitantes, de acordo com estimativa do IBGE. É a 7ª cidade mais populosa da Região Metropolitana de Campinas.

Produto Interno Bruto (PIB)
A produção industrial diversificada, com ênfase em setores dinâmicos e de alta tecnologia, coloca o município de Valinhos no 48° lugar em Valor Adicionado no Estado e 109º lugar em Valor Adicionado per capita (dados de 2009). O Produto Interno Bruto (PIB) total é de aproximadamente R$ 3.107.957.685,00 (dados de 2008). O PIB per capita é de R$ 29.520,31 o 5º dentre as 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e 45º do Estado.

Turismo de Negócios
O município de Valinhos é privilegiado por fazer divisa com Campinas, a maior cidade em extensão e população da RMC e que ocupa posição de destaque nas execuções de transações de negócio. A região, principalmente Campinas, oferece multiplicidades de atividades econômicas, o que potencializa a atração para novos investimentos. Valinhos está, portanto, muito próximo a este polo de Turismo de Negócios, aumentando sobremaneira as diversas transações comerciais.

Aeroporto de Viracopos
Valinhos está localizada a apenas 18 Km do Aeroporto Internacional de Viracopos, o maior de cargas do País. Um terço de todas as mercadorias importadas e exportadas passa por Viracopos, que juntamente com aeroporto Internacional de Guarulhos representa mais de 60% das cargas aéreas do Brasil.

Sistema Viário
O município de Valinhos está cercado por amplo sistema viário de alta qualidade, tendo como eixos principais as rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Dom Pedro I, e o anel viário José Magalhães Teixeira, que liga as rodovias Anhanguera e Dom Pedro I, além de rodovias secundárias ramificadas pelo município.

Aspectos Urbanos
Localizada próxima a cidades de grande e médio portes, Valinhos revela oportunidades de negócios em função da base produtiva, e a situação privilegiada de sua localização permite forte comércio e serviços local.

Infraestrutura
Valinhos está servida por completos serviços de Telecomunicações, Energia Elétrica, Água, Esgoto e recentemente recebeu uma linha de gasoduto que já serve nove empresas e quatro postos de abastecimento veicular - GNV (Gás Natural veicular).

Saneamento Básico
95% da população recebe água tratada; 90% dos domicílios possui rede de esgoto 100% do esgoto coletado é tratado

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