Secretário explica situação dos moradores de rua do Largo São Sebastião

Na última terça-feira (07/11), o secretário de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro de Magalhães, esteve na sessão da Câmara, a convite do vereador Israel Scupenaro (PMDB), para explicar algumas situações e ações que estão sendo tomadas na cidade com relação aos moradores de rua de Valinhos, mais especificamente com os do Largo São Sebastião, situação alvo de moção aprovada pela Câmara, na semana passada.  

A presença do secretário foi motivada após uma reunião com os comerciantes da cidade que pediram uma ação da Prefeitura, após denúncias, inclusive, de que uma van de uma outra cidade havia trazido alguns desses moradores para Valinhos, além de alguns problemas constados como o caso de duas crianças com sarna, morando em uma das praças.  

Na sessão, o secretário rebateu críticas recebidas, fez um resumo das ações de segurança na cidade e explicou a abordagem feita pela secretaria aos moradores de rua, sem citar o trabalho da secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação que realiza um trabalho específico. “Fazemos uma abordagem para saber se são moradores da cidade ou se vieram de outro município. Quando não são daqui, convidamos para que retonem à cidade de origem com passagem custeada e saída acompanhada pela Prefeitura. Porém, não há como obrigar a nada. Quanto aos moradores de Valinhos, sabemos que a maioria tem família, tentamos convencer que volte para as residências, além de oferecer os serviços de acolhimento e acompanhamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, explicou.

O presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), também esclareceu que a moção assinada junto com o vereador Clayton Machado (PSDB) vinha ao encontro das reivindicações da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV) que solicitavam ações urgentes para esses casos relatados e cobrou do Secretário essas medidas. “Se eu fosse o prefeito, assumiria esta questão. Colocaria, inclusive, um caminhão pipa para lavar o largo São Sebastião que está sujo, haja vista as duas crianças que estão com sarna. Estou na defesa dos comerciantes que estão com problemas sérios e merecem solução. Também temos que ter respeito com esses moradores de rua e não faria nada que a Lei não permite com relação a eles. São cidadãos que merecem nossa atenção e assistência”, afirmou Montero.   

Como uma das medidas de segurança, o secretário também anunciou a compra de nove câmeras de segurança, sendo que quatro delas serão instaladas nas entradas do município como Portal, Avenida Campos Sales e Parque Portugal. De acordo com ele, a compra está em fase de licitação.