Câmara fica lotada e vereadores discursam em sessão pós-eleição

A Câmara de Valinhos ficou lotada na primeira sessão ordinária pós-eleição, realizada na última terça-feira (9/10). Apesar de não ter nenhuma matéria prévia para ser discutida ou votada na ordem do dia, a população valinhense fez questão de comparecer ao Plenário Ulysses Guimarães. O público, formado em sua maioria por grupos políticos, foi conferir os discursos livres dos vereadores que se pronunciaram na primeira parte da sessão.

O vereador Lobo (PDT) foi o primeiro a se pronunciar e agradeceu os votos recebidos. “Independente de quem votou, o vereador tem que fazer seu trabalho para todos e a cidade não irá se decepcionar, pois irei trabalhar com afinco”, afirmou.

Henrique Conti (PV) também agradeceu seus eleitores pela confiança de poder conquistar seu  quarto mandato como vereador. “Vou continuar com a mesma linha de conduta, honrando cada voto que me foi confiado”, afirmou.

Assim como os demais, Tunico (PMDB) comemorou sua vitória, agradecendo os votos  e parabenizou todos os candidatos que se dispuseram a trabalhar pela cidade, colocando seus nomes para participarem da eleição. “Temos que respeitar o direito democrático do povo. Falhas existem e estão aí para serem corrigidas. Assumo os meus erros e cabe a mim corrigir e colocar em prática os acertos daqui pra frente”, disse.

Scupenaro (PMDB)  também agradeceu pelo resultado obtido nas urnas e desejou sucesso aos demais colegas. “Coloco-me mais uma vez à disposição da população. Estarei aqui para representar o povo. Somos essa voz. Estarei acompanhando e fiscalizando o trabalho do Executivo, colaborando com essa cidade de forma efetiva”, afirmou.  

O vereador Fábio Damasceno (PMDB), que não conseguiu a reeleição, agradeceu seu eleitorado e citou a Constituição para enfatizar o pleito como uma decisão democrática. “O povo escolheu e cabe a nós desejar o melhor para nossa cidade”, disse.

Já a vereadora Dalva Berto (PTB), que concorria como vice do candidato a prefeito Engenheiro Moysés (PMDB), também agradeceu os eleitores, vereadores, relembrou brevemente sua trajetória política e lamentou a falta de uma mulher no Legislativo. “Lamento que a figura feminina não terá vez na Câmara. Foram 83 candidatas a disputar esse pleito. Houve um aumento da participação feminina de 31%, em nosso país e Valinhos, na contramão, retrocedeu”, destacou Dalva.

Lorival (PT) cumprimentou todos os candidatos, analisou algumas estratégias eleitorais utilizadas por alguns postulantes a cargos públicos e agradeceu aos eleitores. “Foi um desafio esta campanha, mas agradeço a todos que me deram mais um voto de confiança para continuar a trabalhar com seriedade”, afirmou.

O vereador dr. João Moysés Abujadi (PSD) definiu o processo eleitoral como atípico, se referindo ao número de votos nulos, partidos políticos que surpreenderam e desbancaram últimas pesquisas, além de relembrar a mudança que fez de partido para poder concorrer às eleições. “Começa uma nova era na democracia. É a resposta de Valinhos nas urnas”, disse o vereador em seu discurso.

O presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), agradeceu a família, amigos e eleitores e lamentou fatos ocorridos durante sua campanha eleitoral. “Sou da nova era da política. Tenho personalidade. Enterramos essa fase de mandar e desmandar. Precisamos ser à favor de Valinhos. Unidos para nossa cidade. Estão brincando de política aqui em Valinhos, mas isso acabou. Foi isso que as urnas demonstraram”, desabafou o vereador eleito. O vereador, na condição de presidente, fez questão de parabenizar seus colegas reeleitos e de desejar boa sorte aos novos vereadores que irão compor a Legislatura 2013-2016.

O último a discursar foi o vereador Clayton Machado (PSDB), eleito o novo prefeito de Valinhos. Clayton agradeceu a cidade de Valinhos, parabenizou todos os candidatos e também fez análise da campanha eleitoral. “Vamos fazer um trabalho conjunto com os vereadores, pois a Câmara precisa ser mais valorizada e é um dos poderes constituídos nessa cidade. Faremos um governo justo e transparente. Vamos acabar com a escravidão do funcionalismo público. A página vai virar. Vamos ter problemas, mas eles serão vencidos”, falou Clayton emocionado, em seu discurso e, em seguida, pediu para colocar um vídeo com uma canção que definiu sua trajetória nesta última campanha.