Dalva apresenta Moção de Apelo à ALL

Após o acidente envolvendo um ônibus de passageiros e um trem na passagem de nível da via férrea na Avenida Paulista no último dia 4 de agosto, a Câmara Municipal voltou a tratar do assunto. Desta vez, através de uma Moção de Apelo de autoria da vereadora Dalva Berto (PTB), à América Latina Logística (ALL), aprovada na noite da última terça-feira (14/08).

Na Moção, Dalva pede para que a empresa realize esforços para promover a segurança, sinalização necessária e colocação de barreira nesta passagem de nível.  “A escalada de acidentes graves registrados nos últimos anos na malha ferroviária que corta as cidades da Região Metropolitana de Campinas, incluindo Valinhos, pouco mudou a realidade e o abandono desses trechos urbanos”, afirma.

Para ele, o acidente do último dia 4 de agosto reacendeu o debate sobre a falta de segurança no trecho  da via férrea que corta a cidade. A vereadora também lembrou do acidente envolvendo um trem e um ônibus ocorrido em setembro de 2010 na cidade de Americana que matou 9 pessoas e deixou outras 17 feridas.

“A falta de segurança na malha ferroviária é evidente em vários trechos urbanos”, disse. Ainda segundo ela, a Prefeitura mantém no trecho em questão, das 6h30 as 20h00 a presença de Agentes de Trânsito, inclusive sábados, domingos e feriados e das 20h00 às 24h00 esta segurança é realizada pela Guarda Civil Municipal. “A segurança na via férrea é um assunto delicado, pois no passado havia cancela que foi retirada há 14 anos, pois era monitorada de forma eletrônica, apresentando defeitos  constantes, se revelando um equipamento que não promovia a segurança adequada”, explica.

Para ela, a concessionária ALL não está assumindo sua responsabilidade de salvaguardar a vida de quem realiza diariamente a travessia.deixando o trecho totalmente abandonado. “O que temos de notícia é que muito embora as concessionárias estejam contratualmente obrigadas a adotar as medidas cabíveis, visando resguardar a segurança das operações ferroviárias, não há previsão nos contratos de concessão para que elas promovam a segregação das linhas férreas por meio da construção de muros ou barreiras”, afirma. Segundo ela, o objetivo da Moção é cobrar da ALL mais postura e medidas de segurança e sinalização no trecho.