Câmara cria o Dia do Judô

A Câmara aprovou na noite da última terça-feira (19/06) o projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Moysés Abujadi (PSD) que institui o dia 28 de Outubro como o “Dia do Judô no calendário do Município”.  A data também foi instituída pela Federação Internacional de Judô como o Dia Mundial do Judô, aniversário do professor Jigoro Kano, criador do judô e fundador do instituto Kodokan.

Com milhares de praticantes e federações espalhados  pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físicos, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos. No Brasil o judô chegou por volta de 1922 através de Eisei Maeda, que fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte.

Um fator decisivo para o crescimento do Judô foi a chegada ao país de um grupo de nipônicos, em 1938, que tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. “O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente”, explica Dr. Moysés em seu projeto.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil, inclusive em Valinhos, um "celeiro" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente. “Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem ‘sua marca’ associada ao sucesso, razão pela qual solicitamos a instituição do Dia do Judô no calendário municipal, a ser comemorado anualmente no dia 28 de outubro”, afirma Dr. Moyses.