Câmara da Melhor Idade realiza 2º encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A Câmara da Melhor Idade realizou na última segunda-feira (18/06) o segundo encontro de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com o tema “Idoso sim, violência não!”.

Conduzido pela presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz, o evento teve como objetivo estimular a reflexão sobre o assunto e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento às diversas formas de violência contra essa faixa etária da população.

Além da presidente, fizeram parte da mesa o promotor Público da 4ª Vara da Comarca de Valinhos, dr. Rodrigo Sanches Garcia, e o presidente da Câmara da Melhor Idade do município de Cordeirópolis, Oséas de Figueiredo.

Convidado a palestrar, o mestre em Filosofia, Péricles Mariotto, fez uma ampla explanação das formas de violência que os idosos estão expostos e de como ela é enfrentada por eles dentro e fora de casa.

Mariotto foi seguido do promotor Garcia, que recebeu uma homenagem da Câmara em reconhecimento aos serviços prestados na defesa do cidadão valinhense. “Não são simplesmente as respostas dadas pelo promotor, são as decisões determinadas por ele que vêm fazendo com que a cidade tome novos rumos. Mais do que isto é a atenção e o tempo que ele tem dado aos idosos de Valinhos, buscando soluções nos casos de violência, de negligência e de necessidade”, elogiou Vera Fritz.

Para Vera, o encontro foi positivo por contar com amigos, integrantes da Câmara da Melhor Idade da cidade de Valinhos e Cordeirópolis e por discutir assuntos que ainda precisam ser amplamente debatidos com a sociedade, porém lamentou a falta de participação de profissionais da cidade que trabalham diretamente com os idosos.

Ainda segundo ela, Valinhos precisa conquistar diversos serviços voltados aos idosos e que precisam unir forças para que esses recursos sejam disponibilizados. “Não temos em nossa cidade o Disque 165 que recebe denúncias contra idosos, não temos uma delegacia do idoso... Precisamos saber para onde vamos em Valinhos”, justificou a presidente.

Dia Municipal
O evento contemplou a Lei nº 4.726 de dezembro de 2011 que instituiu o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. Esta data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa, celebrada pela primeira vez em 2006 para promover o debate acerca do problema em questão.